terça-feira, 2 de junho de 2020

Lição 13 - A Atual Igreja Bíblica



                                   


                           

LIÇÃO 13

A ATUAL IGREJA BÍBLICA



INTRODUÇÃO

A igreja do Senhor foi estabelecida em Jerusalém, há quase 2.000 anos, como vimos em Atos 2. Porém, as Escrituras mostram que ela existe hoje em dia, como existiu naquela época, e,existirá para sempre (Mateus 16.8).

Entretanto, alguém pode perguntar:

— Mas, será possível que a igreja original da Bíblia ainda exista inalterada?

Lógico que é possível, se ela tiver seguido fielmente o esquema que se encontra nas páginas do Novo Testamento.

Outra pergunta:

— Será que aquela igreja tão antiga é essencial hoje em dia? Os tempos mudam, não mudam?

Se precisamos de uma igreja nos dias atuais, que ela esteja “na onda social e política”, e não tradicional, “fora da moda”, dizem alguns.

E além do mais, para comprovar que a igreja original de Jesus ainda existe, não seria necessário pesquisar a sua história, desde o seu nascimento até agora?

Mesmo se houvesse lacunas históricas, durante as quais nada se revelasse sobre a igreja bíblica, não seria impossível constatar a sua existência atualmente?

Mas, o que diz a Palavra de Deus a respeito destas perguntas?

Em primeiro lugar, temos o testemunho de Jesus, o Qual prometeu que a Sua igreja gloriosa, nunca seria destruída, mas permaneceria para sempre. (Leia Daniel 2.44, Lucas 1.33, Mateus 16.18 e Hebreus 12.28 para sua confirmação).

Isto significa que a igreja de Deus tem existido em algum lugar do mundo,desde o seu início até os dias atuais, e existirá até a eternidade.


A SEMENTE ORIGINAL DO REINO

E outra razão da continuidade da igreja até agora é que ainda temos ao nosso alcance a semente original do reino (Lucas 8.11), conservada nas palavras do Novo Testamento. Se ela produziu apenas cristãos nos dias dos apóstolos, produzirá apenas cristãos nos dias atuais.

Aqueles que se tornaram cristãos nos tempos apostólicos, eram membros da Igreja de Jesus. E igualmente, os verdadeiros cristãos de hoje são membros daquela mesma igreja. 

Portanto, é possível que a igreja do Senhor exista onde quer que se encontre um exemplar do Novo Testamento, se alguém o reconhecer como autoridade e guia para sua vida.

Deus sempre se preocupou em preparar um esquema divino para nossa salvação. Por exemplo, foi dado a Moisés um projeto especifico para a construção do Tabernáculo, da arca e de tudo relativo ao louvor e sacrifício a Deus:

“... os quais ministram em figura e sombra das causas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte” (Hebreus 8.5).



Aprendemos, portanto, que tudo isso foi usado como um símbolo, antecipando a sua revelação divina no reino de Cristo.

Por exemplo, a bacia, para lavar as animais antes de sacrificá-los a Deus, prefigurava o batismo do Novo Testamento (1 Coríntios 6.11, Hebreus 10.22).



E o próprio altar representava o sacrifício de Jesus, de uma vez para sempre por nossos pecados e também, o sacrifício das nossas vidas a Jesus (Hebreus 9.23-28, Romanos 12.1).



O Lugar Santo prefigurava a igreja, ou a casa de Deus (1 Pedro 2.5). E dentro dele, havia a Mesa para o pão santificado (Hebreus 9:2), que representava a Jesus, o Pão da Vida (João 6.35).




O altar de Incenso simbolizava as orações dos cristãos (Apocalipse 8.3-4): as lâmpadas, Jesus e Seus seguidores, a luz do mundo (Mateus 5.14-16).


O Santo dos Santos simbolizava os Céus, o trono de Deus (Hebreus 10.19-22); a arca, a presença de Deus em nossas vidas e a propiciação dos nossos pecados, através do sangue de Cristo (Hebreus 10.19-22).




Finalmente, a Sumo Sacerdote daquela época simbolizava a Jesus, o nosso Eterno Sumo Sacerdote (Hebreus 7.20-28 e 10.19-22); sendo nós, cristãos, os Seus sacerdotes auxiliares (Apocalipse 1.6).





EXPLICAÇÃO DA LINGUAGEM FIGURADA

No Novo Testamento encontramos estas figuras simbólicas no próprio Jesus e na Sua igreja. 

Como foi ordenado a Noé e Moisés que seguissem o modelo a eles entregue, assim nos é ordenado seguir o esquema divino para a igreja, sem mudança alguma.
Noé e Moisés seguiram os mandamentos de Deus, agradando-O. Quando seguimos, de todo o coração, o projeto que Deus nos concedeu para a igreja, Ele permanecerá contente com os resultados, pois a igreja existirá exatamente como Ele quis, sem modificações (Apocalipse 22.18,19).


Todas as normas para a identificação da igreja são apresentadas claramente no Novo Testamento. Nele, o Senhor nos informa o que é a igreja, quem a edificou, onde e quando começou quais os títulos que ela deveria utilizar como tornar-se um dos seus membros, qual o seu louvor, trabalho e organização. O Novo Testamento nos mostra quem é o Seu Cabeça e Salvador, e o quanto a Sua igreja Lhe custou. Deus não deixou dúvidas sobre o que exatamente é a Sua igreja, e qual é sua função, pois Seu plano para a igreja é revelado claramente no Novo Testamento.



Portanto, tudo o que precisamos fazer é estudar a Bíblia, para, nas suas páginas, reconhecer a verdadeira igreja.





Quando aprendemos a verdade sobre a igreja, seguindo-a espiritualmente e com honestidade, tornar-nos-emos membros participantes. A semente gera conforme a sua espécie. A palavra de Deus, Sua divina semente, gera apenas cristãos.


A IGREJA DE JESUS NO MUNDO ATUAL

A igreja de Jesus Cristo se encontra em quase todas as partes do mundo. Ela pode existir em qualquer lugar, independentemente de sistemas governamentais, isolamento geográfico, ou nacionalidades e raças que nele habitam. 

A Igreja original, bíblica, existirá sempre, onde os homens cumprirem o que a Bíblia exige. E morrerá onde quer que se deixe de cumprir a vontade de Deus.

A igreja puramente cristã sem rótulos ou placas está crescendo e se espalhando no mundo. Ela não é uma denominação, ou uma união de denominações. Não e Protestante, Católica, ou de seita alguma. É simplesmente a igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo!




Além do mais, ela não tem cabeça ou matriz aqui no mundo, nem exalta qualquer homem como o líder da igreja. Ela não tem uma “super-organização”, inventada pela sabedoria dos homens.

Cada congregação é independente, com sua organização de presbíteros (ou bispos), diáconos, evangelistas, professores da Bíblia e outros membros.

Não existe nesta igreja a distinção entre clérigo e leigo; todos os membros são iguais, sendo todos santos e sacerdotes do Senhor (Filipenses 1.1, 1 Pedro 2.9, Apocalipse 1.6).
A Igreja de Jesus Cristo tem tido os seus inimigos desde sempre, pois os líderes de outras religiões não gostam de uma igreja que não siga o seu exemplo, nem confraternize com eles.

Por isso, menosprezam a igreja, apresentando erroneamente a doutrina bíblica e criticando aqueles que tentam seguir apenas a Palavra de Deus. Mas, todas as suas tentativas continuam sendo em vão.


A IGREJA VITORIOSA

A igreja bíblica tem sido vitoriosa em todos os séculos depois da sua criação, conforme a promessa do seu Criador (Mateus 16.18).

Cristo é o fundador de apenas uma igreja e prometeu voltar algum dia para chamá-la ao Lar Celestial (Efésios 5.22-33, João 14.1-6, Apocalipse 19.7).

Ele é o Rei eterno do Seu reino e virá para entregá-lo a Deus (1 Coríntios 15.24). Ele tem apenas uma noiva (Apocalipse 21.9) e chegará novamente para tomar posse dela.

E as outras igrejas? 

Aquelas que modificaram, através dos anos, a Sua doutrina santa, serão rejeitadas, conforme Mateus 15.13. Toda igreja, ou pessoa, que não segue o Seu divino plano, será lançada fora.

E você?
Será que você está participando da igreja verdadeira de Jesus?

Quando Ele vier para chamar a Sua amada igreja, será você um dos seus membros fiéis. Ou, será que você tentará se desculpar, dizendo:
— Mas, Mestre, eu fiz parte de uma igreja bem grande e antiga. Eu servi ao Senhor naquela igreja até a morte...

E qual será a resposta de Jesus?

— Você fez parte de um corpo com doutrina, nome, organização, louvor e práticas alheias ao meu plano. Como é que você pode ser meu filho, sendo filho de uma mulher que não é minha verdadeira esposa espiritual? Vá embora... Eu não o conheço!

NOSSO APELO

Estudante amigo voltemos à Bíblia e à salvação somente nela encontrada. Voltemos à igreja, segundo o modelo bíblico.





Voltemos à autoridade da Bíblia, permitindo ser ela o nosso único guia.

Conheçamos a Bíblia; deixemo-la falar aos nossos corações. Façamos exatamente aquilo que Cristo e os apóstolos ordenaram. Assim, seremos salvos e incorporados a igreja do Senhor, o único corpo espiritual apresentado nas páginas do Novo Testamento.

Se você não é membro da igreja bíblica, edificada pelo próprio Jesus, tenha coragem e determinação; torne-se simplesmente cristão.

Demonstre a sua fé em Jesus, arrependa-se dos seus pecados e seja sepultado em água para remissão dos seus pecados (Marcos 16.16, Romanos 10.10, Atos 2.38).

O próprio Jesus prometeu incluí-lo na Sua igreja, se você tornar-se uma nova criatura em Cristo, ou um cristão (Atos 2.47, 11.26). 

Você deseja realmente ser um cristão fiel? 

Então, obedeça a voz de Jesus e faça parte da Sua igreja, procurando a outros cristãos, para congregar-se com eles, servindo ao Mestre em conjunto.

E, que acontece se essa igreja, que você descobriu na Bíblia, não existir em sua cidade?
Bem, há sempre uma maneira!

Se você desejar a existência da igreja original na localidade onde você mora, há uma maneira de realizar o seu nobre desejo.

Depois de estudar profundamente a Bíblia, procure os seus amigos, os seus vizinhos, a sua família e, juntos, restaurem em sua própria cidade, talvez dentro mesmo da denominação em que vocês se reúnem a verdadeira e única igreja de Jesus, dentro do modelo por vocês encontrado na Bíblia.

E, escreva-nos para mais esclarecimentos sobre como iniciar tal obra em sua cidade. Temos em estoque uma publicação especial sobre este importante tema.

Se você estudou seriamente as lições deste curso, compare os seus ensinamentos com o Novo Testamento e dê logo os passos nele indicados.

Prepare-se para ser apenas cristão, apesar do alto custo pessoal. Esteja pronto para gastar tudo quanto seja necessário, servindo ao Senhor, espalhando o Seu Evangelho, cuidando das necessidades físicas e espirituais dos outros e estendendo as fronteiras do Reino.

Não existe uma tarefa mais nobre, nem Caminho mais certo do que este!

Você pode fazer parte integrante do Reino Eterno, o qual nunca passará (Daniel 2.44). Imagine! Nós, pecadores, podemos participar de algo permanente, do Deus Vivo, passando deste mundo para o Reino de Cristo (Colossenses 1.13). 

Que Deus o fortaleça grandemente, para que você siga este Caminho glorioso.

Na próxima lição estudaremos sobre o que acontecera com a igreja na volta do Senhor!

Agora clique no botão verde abaixo e faça o Exercício!





LIÇÃO EM PDF



Um comentário:

  1. Boa noite quero agradecer por estar participando deste curso tem cido pra mim de grande importância e de um aprendizado maravilhoso obrigado professor Alcides que o senhor nosso Deus continue lhe abençoando grandemente em nome de Jesus graça e paz

    ResponderExcluir